
cooperativas a realizarem a reciclagem de materais equivalentes às suas
embalagens – Foto: Acervo Selo eureciclo
O cuidado com o planeta e a busca pela sustentabilidade é um assunto urgente e que irá impactar as futuras gerações. Comprometida com essa mudança, as Indústrias Raymundo da Fonte, dona de marcas como Brilux, Even e Minhoto, incentivou a retirada do equivalente a 22% das suas embalagens plásticas no último ano, o que significa a reciclagem de 1.800 toneladas do material.
A iniciativa, em parceria com o projeto eureciclo, tem caráter socioambiental e colabora para geração de renda por meio do que seria considerado lixo. Nesse período, a empresa repassou mais de R$175 mil para cooperativas de onze estados brasileiros, entre eles Pernambuco, Bahia e Ceará.
“Estamos muito felizes com a parceria com a eureciclo‘, pois além de nos ajudar a impactar positivamente o meio ambiente, nos conecta a toda uma cadeia produtiva, de cooperativas e catadores, que vive por meio dessa renda”, comentou Hisbello de Andrade Lima Neto, presidente das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte.
As embalagens dos produtos fabricados pela indústria estampam o selo eureciclo, que indica ao consumidor o engajamento com a atividade sustentável. Por meio da parceria, a Raymundo da Fonte incentiva a atividade das cooperativas para realização da coleta, triagem e destinação de material plástico equivalente às embalagens produzidas.
Sobre a Indústria Raymundo da Fonte
O grupo pernambucano Raymundo da Fonte tem 73 anos de história e é referência na fabricação de produtos de limpeza e higiene pessoal. A empresa possui fábricas em Salvador (BA), Horizonte (CE), Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ). A matriz fica na cidade de Paulista, em Pernambuco. As Indústrias Raymundo da Fonte possuem um portfólio variado de produtos, composto por marcas líderes do mercado. Além da Brilux, principal marca do grupo, apresenta mais de 350 produtos de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas, que, desde 1946, fazem parte da família do brasileiro.
Sobre o selo EuReciclo
Criado pela startup New Hope Ecotech, o Selo eureciclo garante que empresas fabricantes de bens de consumo contribuam para a reciclagem das embalagens colocadas no mercado para o cumprimento das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O projeto faz uma ponte entre as cooperativas de reciclagem e as empresas, calculando o passivo ambiental com base na quantidade de plástico, vidro, papel ou metal gerada com a venda de produtos. Com base nesse valor, as marcas pagam às cooperativas para realizarem o serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que vendem.