Mitos e Verdades na Hora de Limpar a Casa

Uma casa bem cuidada e higienizada deixa a vida mais leve. A Brilux traz dicas importantes para limpeza e cuidados com o ambiente.

Uma casa bem cuidada e higienizada deixa a vida mais leve. A Brilux traz dicas importantes para simplificar a limpeza e cuidados com o ambiente. Viver bem e em um espaço saudável colabora até com nossa saúde mental. Por isso, a equipe Brilux resolveu separar umas dicas fáceis e desfazer alguns mitos na hora de limpar a casa. Vamos conferir?

1.VERDADE: Os produtos de limpeza comuns como sabão, desinfetantes, água sanitária e álcool, são grandes aliados para realizar a limpeza, mas a água sanitária pode ser mais indicada para desinfetar compras, maçanetas, pisos, solas de sapatos, áreas abertas e os sanitários.

Segundo o Conselho Federal de Química (CFQ), nestes casos a água sanitária é a melhor opção. É recomendada a solução de 25 ml (meio copinho de café) para cada litro de água. Já a dose máxima indicada, de 50 ml para 1 litro de água, pode ser utilizada para limpeza de lugares maiores. “A água sanitária promove o rompimento da parede celular do vírus pela ação do ácido hipocloroso resultante da hidrólise do hipoclorito de sódio (componente ativo). Para a desinfecção com compostos clorados, o pH ideal indicado é entre 6,5 a 8,5, por isso sua recomendação para uso em solução”, explica a Coordenadora Química da Brilux, Christina Campos.

 2. MITO: Todas as vassouras são iguais e podem ser utilizadas para limpar diferentes ambientes?

Existem diferentes tipos de vassouras justamente para se adequar a limpeza de cada piso e aos diferentes ambientes da casa. Nas áreas externas, por exemplo, a vassoura de cerdas
ásperas é mais recomendada. Já nas áreas que têm piso mais frágil como de madeira, as cerdas devem ser macias para não arranhar.

3. VERDADE: Misturar água sanitária com outros produtos pode causar alguns males para saúde.

A família Brilux alerta para algumas combinações caseiras que podem ser altamente nocivas.

A mistura de água sanitária e desinfetantes pode gerar problemas respiratórios. A água sanitária somada ao álcool pode prejudicar alguns órgãos e sistema nervoso. E usar vinagre com água sanitária produz um gás altamente tóxico. Atenção às orientações técnicas e leia sempre as advertências nos rótulos dos produtos.

4. MITO: Na hora de lavar as áreas externas, a mangueira é a melhor opção.

Substituir a lavagem da calçada e áreas externas utilizando mangueira por vassoura e balde é a melhor forma de evitar o desperdício de água, que sabemos estar em processo de escassez no nosso planeta. Vale ressaltar, que não é necessário jogar muita água ou fazer o sabão espumar muito para realizar uma limpeza eficiente.

Icone Newsletter
Assine nossa

Newsletter